Falando de família em inglês
Falar da família é uma das coisas que fazemos quando conhecemos gente nova. Você sabe falar da sua família em inglês? Vamos ajudar você. Porém, a gente tem consciência de que, hoje, a configuração da família é cada vez mais diversa e que fica cada vez mais esquisito fazer uma family tree (árvore genealógica) como se fazia antigamente nas pré-escolas. Então, se não achar alguém importante para você aqui, não se acanhe: deixe nos comentários, que a gente completa o post!
Vamos começar pelo básico: mother (mãe) e father (pai). Como figuras comuns, os dois têm “apelidos” para suas funções familiares: a mother pode ser mommy (para crianças pequenas), mom (nos EUA), mum (no Reino Unido). Já o father pode ser dad ou, de forma ainda mais afetuosa, em geral usada pelas meninas ou por crianças menores, daddy.
Se há parents (mãe e pai ou, simplesmente, pais), há children (crianças, filhos). A menina é daughter, o menino é son. Se a criança não for uma only child (filho(a) única), terá siblings (palavra formal que define “irmãos” em geral, sem importar se são homens ou mulheres): podem ser brothers (irmãos) e/ou sisters (irmãs). Se forem gêmeos, são twins. Se não, certamente há um firstborn (primogênito) e um youngest (mais novo). Pode ter ainda um middle child, que é o filho do meio.
Quando seus irmãos têm filhos, você ganha nephews (sobrinhos) ou nieces (sobrinhas). Se sua família tiver a tradição de batizar, um deles ainda pode ser seu godson (afilhado) ou goddaughter (afilhada), e você serpa godmother (madrinha) ou godfather (padrinho).
Se seus parents tiverem siblings, eles são seus uncles (tios) e aunts (tias). E, se eles tiverem kids, você terá cousins (e esse nome vale tanto para primo quanto para prima).
Os pais de seus pais são seus grandparents! O avô é seu grandfather, também chamado de grandpa e grandps. A avó é a grandmother, que pode virar grandma, nana ou granny.
E o que acontece quando um dos parents se casa de novo? Você ganha steps! Ou seja, o marido da mãe é o stepfather (padrasto). A esposa do pai é a stepmother (madrasta). E se os stepparents tiverem filhos de relacionamentos anteriores (sem serem com seu pai ou sua mãe), eles são seus stepbrothers e/ou stepsisters.
Quando a criança, por algum motivo, perde os pais, pode ter adoptive parents (pais adotivos). Hoje, também há foster families – no Brasil, esse sistema não é tão comum, mas, nos EUA, é; nele, a criança não é legalmente adotada por outra família, mas fica sob os cuidados dela até atingir a maioridade. Para isso, a foster family recebe ajuda de custo do governo. A proposta é ser um ambiente mais acolhedor do que um orfanato.
E quando você se casa? Além de ganhar um husband (marido) ou wife (esposa), ainda herda a família do/da significant other (cara metade) em forma de in-laws (termo geral para todo membro da família do cônjuge): mother-in-law, por exemplo, é a mãe dela ou dele, ou seja, a sogra. Seguindo essa lógica, temos ainda father-in-law, brother-in-law, sister-in-law. Sabe quem são? A resposta está no fim do post, mas deixe seu palpite nos comentários!
E, se você curtiu esse post, compartilhe no Facebook com seus friends (amigos), que muita gente diz que são a família que a gente escolhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário